POLIOMIELITE
A poliomielite, pólio ou paralisia infantil é uma doença grave causada pelo polivírus e que, em sua forma mais grave, causa paralisia dos membros inferiores e outra complicações psicomotoras.
Graças aos esforços de vacinação, não se registram casos de poliomielite no Brasil desde 1990. Isso porque as vacinas contra poliomielite são muito imunogênicas e efetivas na prevenção da infecção.
Devido à gravidade da doença, todas as crianças com menos de 5 anos devem ser vacinadas com 3 doses do imunizante, as famosas “gotinhas” disponibilizadas pela rede pública de saúde.
Nas clínicas particulares, a vacina da poliomielite está disponível apenas em apresentações combinadas com outras vacinas: DTPa-VIP/Hib e DTPa-VIP-HB/Hib (para crianças com menos de 7 anos) e dTpa-VIP (para crianças a partir de 3 anos, adolescentes e adultos).
A Imunizar Vacinas disponibiliza a vacina da poliomielite em Florianópolis e nas cidades da Região. Agende seu horário!
- +
Para quem é indicada a vacina contra a Poliomielite
A vacina da pólio é indicada para todas as crianças com menos de 5 anos, adolescentes e adultos não imunizados ou que viajarão para países endêmicos.
- +
Esquema de doses
Para as crianças: a partir dos 2 meses de vida, com mais duas doses aos 4 e 6 meses, além dos reforços entre 15 e 18 meses e aos 5 anos de idade; Adolescentes e adultos: dose única de reforço.
- +
Local de aplicação
Intramuscular.
- +
Composição da vacina
Por ser inativada, não tem como causar a doença. É uma vacina trivalente e injetável, composta por partículas dos vírus da pólio tipos 1, 2 e 3. Contém ainda 2-fenoxietanol, polissorbato 80, formaldeído, meio Hanks 199, ácido clorídrico ou hidróxido de sódio. Pode conter traços de neomicina, estreptomicina e polimixina B, utilizados durante a produção.
- +
Contraindicações
Por se tratar da versão inativada do vírus, a contraindicação é para pessoas que possuem alergia severa a algum dos componentes da vacina o apresentaram alergia a doses anteriores.
- +
Efeitos e eventos adversos
Podem ocorrer manchas vermelhas, endurecimento e dor geralmente leve no local da aplicação. A febre é rara, ocorre em menos de 10% dos vacinados.

- +
Para quem é indicada a vacina DTPa
Crianças a partir de 2 meses de vida; Gestantes; Para reforço das vacinas DTPa ou DTPw em crianças a partir de 3 anos de idade, adolescentes e adultos; Todas as pessoas que convivem com crianças menores de 2 anos.
- +
Esquema de doses
Uma dose aos 2, 4 e 6 meses com reforço entre 15 a 18 meses e aos 4 anos; Gestantes: a cada gestação,
a partir da 20ª semana de gestação; Dose de reforço a cada 10 anos. - +
Local de aplicação
Intramuscular
- +
Composição da vacina
Trata-se de vacina inativada, portanto, não tem como causar a doença. Contém os toxoides diftérico e tetânico (derivados das toxinas produzidas pelas bactérias causadoras das doenças), e componentes da cápsula da bactéria da coqueluche, sal de alumínio como adjuvante, fenoxietanol, cloreto de sódio e água para injeção.
- +
Contraindicações
Pessoas que apresentaram reação alérgica aguda ou sintomas neurológicos causados por algum componente da vacina ou após a administração de dose anterior.
- +
Efeitos e eventos adversos
Podem ocorrer irritabilidade, sonolência, reações no local da aplicação (dor, vermelhidão e inchaço) e fadiga em mais de 10% dos vacinados. Outras reações incluem falta de apetite, dor de cabeça, diarreia, vômito e febre.