HEPATITE A
A hepatite A, assim como a hepatite B, é uma infecção viral que atinge o fígado e que também pode levar à insuficiência hepática (quando o fígado deixa de funcionar).
O vírus é transmitido pela água poluída por esgoto e alimentos mal lavados ou cozidos e a inflamação provoca febre, perda de apetite, cansaço, dor de barriga, enjoo, vômito e pele ou olhos amarelados (icterícia). O grande fator de atenção em relação à hepatite A é o fato de que todos os infectados transmitem o vírus por muito tempo, mesmo após a eliminação dos sintomas.
Em crianças menores de 5 anos a Hepatite A pode não apresentar sintomas (assintomática), sendo maior a probabilidade de a doença evoluir para formas mais graves de problemas no fígado.
A hepatite A, apesar de não ser tão grave quanto a B, possui um tempo de tratamento longo, que dura, em média, 2 meses. Mas, assim como a outra forma de hepatite, é evitável por meio da vacinação.
A Imunizar Vacinas disponibiliza a vacina contra a hepatite A em Florianópolis e cidades da Região. Agende seu horário!
- +
Para quem é indicada a vacina contra a Hepatite A
A vacina contra hepatite A é recomendada para todas as crianças, adolescentes e adultos não imunes. Deve ser aplicada a partir de 12 meses de idade com reforço após 6 meses. A primeira dose é disponível na rede pública.
- +
Esquema de doses
O esquema de doses para todas as faixas etárias é composto de duas doses no intervale de 6 meses. Nos bebês, recomenda-se a vacinação aos 12 e aos 18 meses (SBIm). O PNI (Programa Nacional de Imunizações) estabelece a vacinação entre os 15 meses e antes dos 5 anos.
- +
Local de aplicação
Intramuscular.
- +
Composição da vacina
Trata-se de vacina inativada, portanto, não tem como causar a doença. É composta por antígeno do vírus da hepatite A, sal de alumínio amorfo, estabilizante (varia conforme o fabricante), cloreto de sódio a 0,9%. Pode conter traços de antibiótico (neomicina), fenoxietanol e formaldeído.
- +
Contraindicações
A vacina contra a Hepatite A não é recomendada para pessoas alérgicas ou com hipersensibilidade aos componentes da vacina e que possuíram reação alérgica grave à dose anteriormente aplicada.
- +
Efeitos e eventos adversos
Irritabilidade, dor de cabeça, cansaço, dor e vermelhidão no local da aplicação são os efeitos adversos mais relatados por quem recebe a vacina da Hepatite A (cerca de 10% das pessoas). Os sintomas são leve a moderados e geralmente desaparecem sem a intervenção médica.

- +
Para quem é indicada a vacina DTPa
Crianças a partir de 2 meses de vida; Gestantes; Para reforço das vacinas DTPa ou DTPw em crianças a partir de 3 anos de idade, adolescentes e adultos; Todas as pessoas que convivem com crianças menores de 2 anos.
- +
Esquema de doses
Uma dose aos 2, 4 e 6 meses com reforço entre 15 a 18 meses e aos 4 anos; Gestantes: a cada gestação,
a partir da 20ª semana de gestação; Dose de reforço a cada 10 anos. - +
Local de aplicação
Intramuscular
- +
Composição da vacina
Trata-se de vacina inativada, portanto, não tem como causar a doença. Contém os toxoides diftérico e tetânico (derivados das toxinas produzidas pelas bactérias causadoras das doenças), e componentes da cápsula da bactéria da coqueluche, sal de alumínio como adjuvante, fenoxietanol, cloreto de sódio e água para injeção.
- +
Contraindicações
Pessoas que apresentaram reação alérgica aguda ou sintomas neurológicos causados por algum componente da vacina ou após a administração de dose anterior.
- +
Efeitos e eventos adversos
Podem ocorrer irritabilidade, sonolência, reações no local da aplicação (dor, vermelhidão e inchaço) e fadiga em mais de 10% dos vacinados. Outras reações incluem falta de apetite, dor de cabeça, diarreia, vômito e febre.